Na manhã desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, cerca de 40 Auditores-Fiscais representantes das unidades da Receita Federal em Belém, juntamente com os integrantes do Comando Nacional de Mobilização, participaram de ato público contra o descumprimento do acordo de implementação do bônus de eficiência pelo Governo Federal. O evento foi realizado na sede da Superintendência Regional da Segunda Região Fiscal (SRRF02) e teve ainda a participação das superintendentes adjuntas Altair de Fátima Capela Sampaio e Lourdes Maria Carvalho Tavares.

Na primeira etapa do evento, os Auditores-Fiscais se reuniram no espaço de reuniões “Casarão” da Superintendência, para fazer uma avaliação do movimento e discutir as perspectivas sobre a mobilização. O presidente da DS PA, Tiago Lima, fez a abertura da reunião destacando a importância da realização do ato em reforço à mobilização dos Auditores. O coordenador substituto do Comando, Marcus Dantas, fez uma avaliação de conjuntura destacando a proposta considerada “humilhante” apresentada pelo governo, discorreu sobre os impactos da greve na aduana e na arrecadação de modo geral, sobretudo no Carf e conclamou os colegas a intensificarem a greve, bem como fez um apelo aos presentes a reforçarem a adesão ao movimento junto aos demais colegas das suas equipes de trabalho. Também fez um apelo aos colegas para que haja um comparecimento expressivo à próxima assembleia nacional para que a classe rejeite a proposta apresentada pelo Secretário da Receita ao Sindifisco Nacional na última reunião feita em Brasília no dia 30 de novembro. Em seguida, o vice presidente da Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais, Roberto Machado Bueno, endossou as palavras de Marcus Dantas e conclamou os Auditores a rejeitarem a proposta apresentada pelo Governo Federal na assembleia nacional da categoria a ser realizada na próxima semana.

O representante do Comando Nacional de Mobilização pela Oitava Região, Gustavo Muzy Borges, saudou a presença dos colegas e falou acerca da adesão ao movimento no estado de São Paulo. O representante do Comando de Mobilização pela Oitava Região Wang Wei Tsei destacou os impactos da mobilização nos aeroportos, bem como apontou as preocupações acerca das mudanças que o novo Regimento Interno trará à Receita Federal, sobretudo na aduana. O representante do Comando pela Primeira Região e também Presidente da Delegacia Sindical de Brasília, George Alex de Souza, somou-se às manifestações dos colegas e destacou a necessidade da implementação integral do bônus para que a categoria possa voltar suas atenções a outras pautas futuras.

As superintendentes adjuntas da Receita Federal presentes no ato somaram-se às manifestações dos colegas e destacaram que a administração regional da Receita tem tido uma postura ativa perante a cúpula da Receita Federal na defesa das pautas dos Auditores-Fiscais, tanto em relação ao bônus quanto ao novo Regimento Interno. Destacaram ainda que a Segunda Região Fiscal encaminhou diversas propostas ao gabinete do Secretário da Receita Federal quanto ao Regimento Interno, bem como tem buscado o fortalecimento da presença do órgão na região Amazônica. Em seguida, foi aberto um momento de manifestações livres dos presentes, sendo concluído o evento com o registro fotográfico dos presentes com a faixa em protesto pelo cumprimento do acordo de 2016.

Confira a galeria de imagens do ato: